Laboratório das águas



Sobre a ilha-seção
Quando os pescadores do Recôncavo Baiano saem para mais um dia de pescaria, lançando suas redes nas águas, um chama o outro e grita: Bora aventurar um peixe! Nesta sala, é possível aventurar muitos deles, de diversos rios e tamanhos!
É uma pescaria que acontece num finzinho de tarde. Por isso pise firme e abra bem os olhos: lupa, caleidoscópio, lanterna e mesa de luz são traquitanas exploratórias para a sua expedição biodiversa nesta sala que é puro convite à investigação.
No mergulho, fique atento aos segredos e saberes que escondem aruanãs, lambaris, poraquês e pacus, quais lições guardam um pescador em seu caderninho e o que as crianças de diferentes beiradas investigam na ponta dos dedos.
Aqui se vê no miúdo, olhos curiosos para tudo as mãos tocarem.
O que se vê ali
Esta é a sala das múltiplas possibilidades, onde os visitantes irão explorar com os olhos e com as mãos, com os demais sentidos e sensações. Uma pescaria aérea traz curiosidades e brincadeiras sobre os peixes da fauna brasileira. Um boticário traz as muitas águas que atravessam e preenchem o país. Um inventário de colecionador, de biólogo, é revelado quase como um museu de curiosidades, explorando a temática dos desenhos botânicos, as vivências dos pescadores e os habitares ribeirinhos. Um retroprojetor amplia o olhar a partir de slides com desenhos das crianças entrevistadas em pesquisa de campo. Nessas imagens, muitas outras histórias podem ser criadas a partir da imaginação dos visitantes. E traquitanas, muitas delas, estão nas mesas como um convite para esticar os olhares.